quinta-feira, 22 de julho de 2010

UMA ESTRELA CHAMADA R136a1

Uma enorme bola de gás brilhante queima de deriva através de uma galáxia vizinha pode ser a estrela mais pesado já descoberto - centenas de vezes mais massiva que o Sol , os cientistas nesta quarta-feira depois de trabalhar o seu peso pela primeira vez .
Os responsáveis dizem que encontrar a estrela , chamada R136a1 , uma vez que pode pesar tanto quanto 320 massas solares. O astrofísico Paul Crowther , disse a estrela de obesos - duas vezes mais pesado que qualquer descoberto anteriormente - já reduzido consideravelmente baixo sobre sua vida.
Na verdade, ele queima si mesmo fora com tal intensidade que brilha em quase 10 milhões de vezes a luminosidade do sol.
" Diferentemente dos humanos , essas estrelas nascem pesadas e perder peso à medida que envelhecem ", disse Crowther, um astrofísico da Universidade de Sheffield, no norte da Inglaterra . " R136a1 já é meia-idade e passou por um intenso programa de perda de peso. "
Crowther , disse o gigante foi identificado no centro de um aglomerado de estrelas na nebulosa de Tarântula , uma nuvem que se espalha por gás e poeira na Grande Nuvem de Magalhães , uma galáxia a cerca 165 mil anos-luz da nossa própria Via Láctea.
A estrela foi a mais maciça de vários gigantes identificado por Crowther e sua equipe em um artigo no periódico mensal da Royal Astronomical Society.
Enquanto outras estrelas podem ser maiores , nomeadamente as de cor vermelha inchada conhecidos como gigantes vermelhas , pesam muito menos.
Ainda assim, a massa de R136a1 e sua laia significa que eles estão dezenas de vezes maior do que o sol da Terra e são mais brilhantes e mais quente também.
As temperaturas de superfície pode superar 40 mil graus Celsius ( Fahrenheit 72 mil graus) , sete vezes mais quente que o sol. Eles também vários milhões de vezes mais brilhante , porque os gigantes gananciosos rasgam suas reservas de energia muito mais rápido do que suas contrapartes menores.
Isso significa também que as estrelas maciças viver rápido e morrer jovem , rápida queda de enormes quantidades de material e queimando -se no que está pensado para ser explosões espetaculares.
"A maior viver apenas 3 milhões de anos ", disse Crowther . " Em astronomia que é um tempo muito curto. "
expectativa de vida de pequeno porte são um dos vários motivos pelos quais essas estrelas obesos são tão difíceis de encontrar. Outra é que eles são extremamente raros , constituindo apenas em clusters densos de estrelas.
Os astrônomos também têm um alcance limitado para se olhar para eles. Nos conjuntos que estão muito longe , nem sempre é possível saber se um telescópio foi pego com uma estrela pesado ou dois menores nas proximidades.
Neste caso, a equipe de Crowther re- examinados anteriormente conhecido estrelas para ver se eles poderiam encontrar uma medida exata de seu peso. A equipe analisou os dados de arquivo do Hubble Space Telescope e recolhidas novas leituras de Muito do European Southern Observatory 's Large Telescope em Paranal, no Chile.
Os cientistas que não estavam envolvidas no encontrar disse que os resultados foram impressionantes , embora tenham advertido que ainda era possível , embora improvável, que os cientistas haviam confundido duas estrelas muito próximas de um maior, único.
"O que eles caracterizam como uma única estrela maciça poderia ser de fato um sistema binário muito perto de ser resolvido ", disse Mark Krumholz, um astrónomo na University of California, Santa Cruz.
Tanto ele como Phillip Massey , astrônomo do Observatório Lowell, com no Arizona, também advertiu que o peso da estrela foram inferidos utilizando os modelos científicos , sendo estes sujeitos a alterações.
Mas ambos os cientistas disseram que os autores fizeram um forte argumento , alegando que o material solar que está sendo jogado fora de feuding estrelas num sistema binário produziria muito mais poderosos raios-X que foram detectadas.
Crowther R136a1 reconheceu que poderia ter um parceiro, mas ele disse que era provável que seja uma estrela muito menor , o que significa que o peso da estrela de nascimento ainda era considerável - talvez 300 massas solares em vez de 320.
Fonte: The New York Times

0 comentários:

Postar um comentário