terça-feira, 30 de junho de 2009

ALCATRAZ DAS ROCHOSAS

Não é nenhuma reserva florestal, e muito menos ponto turístico.
Lendo um pouco do que acontece fora do Brasil me deparei com esta noticia no USA Today que realmente é excelente. Me refiro à fortaleza de Florence, Colorado, USA, apelidada de "Alcatraz das Rochosas".
A única prisão de segurança super-máxima do governo federal abriga uma verdadeira galeria dos criminosos mais perigosos do mundo, que passam seus dias e noites isolados em celas de concreto à prova de som. A maior parte das pessoas de fora nunca entra; a maior parte dos presos nunca sai. Ninguém jamais escapou.
Lar do "quem é quem" dos criminosos famosos. Entre os presos em Florence estão: Ramzi Yousef, arquiteto do primeiro atentado ao World Trade Center; Richard Reid, que tinha uma bomba no sapato; Robert Hanssen, ex-agente do FBI que se tornou espião russo; o conspirador do atentado de Oklahoma Terry Nichols; o "Unabomber", Ted Kaczynski, e líderes de gagues que representam uma constelação de grupos violentos, desde a Aryan Brotherhood e Gangster Disciples até os Latin Kings.

A penitenciária com 490 leitos também é um local onde, de acordo com o consultor de prisões James Aiken, a mente humana "apodrece".
Diferentemente da maior parte das outras prisões no país, nas quais os presos têm bastante liberdade para se misturarem em pavilhões e desenvolverem suas próprias ordens de hierarquia, a prisão de segurança super-máxima de Florence é baseada no isolamento. Não há interação alguma entre os presos - 23 horas por dia, eles ficam trancados em pequenas celas independentes. Quando chega sua hora de exercício, são acorrentados e escoltados para andarem em gaiolas individuais, com visão limitada do exterior.

Uma medida do ambiente sombrio da prisão foi oferecida pela juíza distrital Leonie Brinkema, há três anos, quando ela condenou o terrorista da Al Qaeda Zacarias Moussaoui a passar o resto da vida ali.
"Senhor Moussaoui, olhe para esta corte. Quando o processo terminar, todos nesta sala estarão livres para ir onde quiserem... para verem o sol... para ouvirem os pássaros. Você vai passar o resto da sua vida em uma prisão de segurança super-máxima... para parafrasear o poeta T.S. Eliot, você vai morrer com uma lamúria. Nunca terá a chance de falar novamente."

0 comentários:

Postar um comentário