terça-feira, 13 de outubro de 2009

O RANKING DA CORRUPÇÃO MUNDIAL

Numa recente pesquisa sobre corrupção no mundo me deparei com este relatório onde podemos fazer um comparitivo entre as grandes e pequenas nações. Veja só nosso Brasil, claro, ele tem que se fazer presente; não é o ranking da FIFA!
Cabo Verde foi o único país da CPLP que viu melhorada a sua classificação na lista de países menos corruptos, elaborada pela Transparência Internacional (TI), em que Portugal desceu quatro posições, de 28º para 32º.
No relatório anual referente a 2008, em que foram analisados 180 países, a seguir a Portugal (32ª), Macau (passou de 34º para 43º) e a Cabo Verde (passou de 49º para 47º), Brasil, Moçambique, Timor-Leste, Guiné-Bissau e Angola desceram no «ranking», que continua a ser liderado pela Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia.
O Brasil desceu de 72º para 80º lugar, Moçambique do 111º para o 126º, São Tomé e Príncipe de 118º para 121º e Angola e Guiné-Bissau desceram ambos do 147º para o 158º.
A corrupção aumentou em Portugal no último ano. A conclusão é do relatório da transparência internacional, uma organização não-governamental, diz a TVI.
Num total de 180 países investigados, Portugal desceu quatro lugares na lista dos menos corruptos, ocupando agora 32ª posição.
A Somália é o país mais corrupto, enquanto Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia são os menos corruptos.

0 comentários:

Postar um comentário