quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais. 
  Que desejam obrigá-lo com o melhor peixe que tem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o rio chegou a Porto Itaguaçu, 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma estátua de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em outra tentativa tomou a cabeça da imagem. Eles incluíram o achado em um lenço. Depois disso, o peixe veio a fuzél por três humildes pescadores.

Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Felipe Pedroso, o bairro onde as pessoas se reuniram para rezar.

A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. Várias vezes as pessoas que fizeram a noite antes de sua suas orações, viam luzes de repente apagou e reacendeu depois de um tempo sem qualquer intervenção humana. Logo, eles já não eram somente os pescadores que vinham rezar diante da imagem, mas também muitas outras na vizinhança. A família construiu um santuário no Porto de Itaguaçu, que logo se tornou pequeno.


Coroa de ouro e azul manto (doado pela Princesa Isabel)

Em 06 de novembro de 1888, a princesa Elizabeth visitou a basílica pela segunda vez e se ofereceu para o santo, em pagamento de uma promessa (feita em sua primeira visita em 08 de dezembro de 1868), uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com uma blue robe, ricamente adornado.

 A rainha e padroeira do Brasil
Nossa Senhora de Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI, sendo coroada. Pela Lei n º 6.802, de 30 de Junho de 1980, foi oficialmente decretado um feriado em 12 de outubro, dedicando este dia para a adoração. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário